sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quadribol




Quadribol ou Quidditch é o esportes bruxo mais famoso. O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro para defender os aros da goles, lançada pelos artilheiros da outra equipe.

           Bolas:
Existem 3 tipos de bolas-1goles,2balaços e 1 pomo de ouro.

  • Balaços - eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se for permitido que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, sendo a tarefa do batedor manter os balaços o mais longe possível da sua própria equipe e mandar o balaço para na cara do goleiro equipe adversária.
  • Goles - é usada pelos artilheiros para marcar gols num dos três arcos. Cada gol corresponde a dez pontos.Tem um formato redondo e sem saliências, sendo equipada com uma alça de couro para facilitar seu controle. Também tem um feitiço de levitação, para evitar que ela caísse muito rápido, e um feitiço de aderência para facilitar o seu controle. A goles tem 40,5 centímetros de diametro. 
  • Pomo de ouro - ou snitch dourada é, como o nome indica, uma bola dourada. É minúscula (cabe na palma de uma mão) e se move aleatoriamente pelo estádio com suas pequenas asas extremamente velozes. O pomo de ouro costuma decidir jogos, pois o seu apanhamento delimita o fim de uma partida. Cada time possui um apanhador que tem de ficar sobrevoando o campo até encontrá-lo. A equipe que o captura ganha 150 pontos; não necessariamente, todavia, a equipe que apanha o pomo é a vencedora: caso a outra equipe tenha feito um placar que, mesmo após a captura do pomo, seja superior, será essa a vencedora. A Pomo de Ouro tem uma memória carnal ou seja: ela reconhece a primeira pessoa que tocou nela para impedir que haja dúvidas sobre qual apanhador a agarrou.
                Jogadores:
Em cada time ecistem 7 jogadores-1 apanhador,3 artilheiros,1goleiro e 2 batedores.
 
  • Apanhadores - sua função é capturar o poo de ouro e, se for atingido por um balaço, não se pode substituir.
  • Artilheiros - são os únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles; sua função é marcar gols. São sujeitos aos ataques dos balaços, por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.
  • Batedores - equipados com um taco cada. Seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços dos jogadores da sua equipe e colocá-los na rota dos adversários. São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.
  • Goleiro -  é o jogador de quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles, marquem gols.

0 comentários:

Postar um comentário